You are here: Home / Notícias do Portal do MPF / Grupo Mittos recebe o Projeto Livroteca para a entrega de mais uma geladeira

Grupo Mittos recebe o Projeto Livroteca para a entrega de mais uma geladeira

O projeto do MPF, além da entrega, promoveu apresentações artísticas de rap e contação de história

Na última quinta-feira (15), o Grupo Mittos, localizado na Comunidade Morro do Mocotó, em Florianópolis, foi contemplado com a oitava edição do Projeto Livroteca - Páginas de Cidadania, do Ministério Público Federal (MPF), que transforma sucatas de geladeiras em bibliotecas colaborativas. Dessa vez, a geladeira foi repaginada com ilustrações feitas pelo artista Mykaell Fernando Brum, o Maik Grafiteiro. Sua obra foi inspirada no pôr do sol e em temáticas africanas.

Para a entrega da geladeira, além da equipe que coordena o projeto, a ação contou também com rimas de rap, feitas pelo artista Maik Grafiterio e pelo pedagogo social Preto Lauffer. Em seguida, a doutoranda em Educação Priscila Freitas promoveu um bonito momento de contação de histórias, baseado no livro de sua autoria “O Orocongo do Menino Gentil”.

Mittos_materia2.jpgMittos_materia1.jpg

A coordenadora Ana Cristina e os colaboradores do Grupo Mittos promoveram, ao final do encontro, uma confraternização que contou com a apresentação do grupo de música e dança formado pelas crianças da comunidade. Ao final, Ana Cristina e a representante do Movimento Negro Unificado (MNU) Lurdinha Mina pontuaram a importância de ações como as do Projeto Livroteca, para a valorização da cultura e do conhecimento nas comunidades, visando ao desenvolvimento social das crianças e adolescentes, e da importância da presença do Ministério Público Federal na comunidade.

O Projeto Livroteca - Páginas de Cidadania, além de fazer a entrega das geladeiras com livros, montando o acervo com a identidade do local que vai receber e transformando cada entrega em um evento cultural, visa aproximar o MPF cada vez mais das comunidades. A procuradora da República e uma das coordenadoras do projeto Daniele Escobar destaca: “o Ministério Público tem o dever institucional de assegurar os direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade, tem a obrigação de levar mais dignidade e buscar a inclusão social. Estamos fazendo isso através da arte, da poesia, da integração e do diálogo. Estamos exercendo e buscando cidadania para todas as pessoas”.