You are here: Home / Intranet MPF / MPF/GO atua na Operação 'Cavalo Doido' em Goiás

MPF/GO atua na Operação 'Cavalo Doido' em Goiás

Operação desmantelou grupo criminoso que atuava no tráfico internacional de entorpecentes

Na manhã desta sexta-feira, 4 de novembro, foi deflagrada pelo Ministério Público Federal em Goiás (MPF/GO) e pela Superintendência da Polícia Federal em Goiás  (PF/GO) a operação Cavalo Doido, que investiga uma quadrilha com atuação internacional no tráfico de drogas. Foram cumpridas, a pedido do MPF/GO, 22 prisões preventivas, 11 prisões temporárias e 15 conduções coercitivas. A quadrilha atuava distribuindo drogas produzidas no Paraguai para os estados de Goiás, Pará, Mato Grosso do Sul e para o Distrito Federal.

A operação foi realizada em conjunto com a polícia do Paraguai. Uma das rotas da quadrilha, identificada pela PF, era pela região de Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia localizada na fronteira com Mato Grosso do Sul.

O MPF/GO manifestou-se para que as autoridades policiais tenham acesso irrestrito e imediato ao conteúdo gravado nos aparelhos celulares dos investigados pela operação, o que inclui anotações, histórico de chamadas, fotos e vídeos salvos em redes sociais, como Facebook e Telegram, entre outros.

O nome 'Cavalo Doido' é uma referência ao modo de transportar drogas pelo grupo. Bancos e acessórios eram removidos dos veículos para que todo o espaço fosse ocupado por grandes quantidades de drogas. Uma vez carregados, os carros eram conduzidos em alta velocidade, sem paradas e sem respeitar as leis de trânsito, para chegar rapidamente ao ponto de venda das drogas.