You are here: Home / Lava jato / MPF investiga crimes de corrupção e lavagem de dinheiro por meio de offshores na 80ª fase da Lava Jato

MPF investiga crimes de corrupção e lavagem de dinheiro por meio de offshores na 80ª fase da Lava Jato

Além de buscas e apreensões, operação também realizará bloqueio de mais de R$ 5 milhões do investigado

Com base em representação formulada pela Polícia Federal e deferida pelo juízo da 13ª Vara Federal de Curitiba, foram cumpridos na última quinta-feira (11) cinco mandados de busca e apreensão, em São Paulo e Pindamonhangaba, no estado de São Paulo. Além das buscas, foi também determinado o bloqueio de bens no valor referente ao dano apurado até o momento – R$ 5.261.100,00. A operação Pseudeia, nome da fase, foi necessária para aprofundar as apurações iniciadas na operação Acarajé (23ª fase), diante da evidência de prática de crimes de lavagem de dinheiro proveniente dos crimes de corrupção e organização criminosa cometidos em prejuízo da Petrobras. Esta foi a primeira fase do núcleo da Lava Jato no Gaeco federal.

Na 23ª fase se verificou, dentre diversos fatos criminosos, que o então representante da Keppel Fels, além de ter efetuado pagamentos ilícitos no exterior para agentes públicos, realizou também pagamentos no exterior para outras contas mantidas em nome de offshore, de titularidade de pessoas até então não identificadas.

Em acréscimo a todo o material apreendido, documentos bancários recebidos por meio de cooperação jurídica internacional corroboraram tanto as transações financeiras quanto a titularidade da conta destinatária dos recursos e mantida em nome de empresa offshore. As medidas investigativas realizadas na data de hoje buscam colher mais informações e elementos probatórios a respeito dos fatos, em especial a respeito do destino dado aos recursos provenientes dos crimes cometidos contra a Petrobras.