Você está aqui: Página Inicial / Notícias do Portal do MPF - Boletim MPF em Destaque / PRR4 participa da Semana Lixo Zero em Porto Alegre

PRR4 participa da Semana Lixo Zero em Porto Alegre

Membro do Grupo Interinstitucional de Cooperação Socioambiental, procuradoria promove campanha de descarte consciente de lixo eletrônico

De 21 a 29 de outubro, acontece em Porto Alegre mais uma edição da Semana Lixo Zero, realizada anualmente para promover atividades que abordem a gestão de resíduos sólidos e o conceito de Lixo Zero em diversos segmentos da sociedade. Convidadas pelo Instituto Lixo Zero a participar da programação com uma atividade sustentável, as 16 instituições que constituem o Grupo Interinstitucional de Cooperação Socioambiental (GISA) levam ao calendário da Semana uma atividade já conhecida dos servidores e do público: a campanha Semana de Descarte de Lixo Eletrônico. Na Procuradoria Regional da República da 4ª Região, a coleta será realizada de 24 a 28 de outubro.

"Esta ação é mais do que uma simples coleta de lixo eletrônico", afirma a servidora Sandra Ganzer, integrante da Comissão de Gestão Ambiental e Sustentabilidade (Comgeas) da PRR4. "É uma oportunidade de criar consciência sobre a importância do descarte consciente e também sobre de que forma se deve fazê-lo. A grande finalidade é que as pessoas possam levar a experiência da campanha para o seu dia-a-dia", explica. 

Toneladas - Além de disseminar informações sobre o descarte adequado de material eletrônico, a Comgeas promoverá a separação, pesagem e entrega do material ao GISA, na primeira semana de novembro. Como nas duas edições já realizadas este ano, todo o material coletado pelo GISA será destinado à Cooperativa Paulo Freire, que desmonta todos os itens e vende as partes comercializáveis. "Estamos bem satisfeitos com os resultados das campanhas: só neste ano, por meio de duas Semanas de Descarte, já encaminhamos à cooperativa aproximadamente duas toneladas de material eletrônico. Além disso, temos a certeza de que essas 16 instituições estão recolhendo e destinando seus resíduos para o local correto. Intermediar isso é muito gratificante", comemora Sandra Ganzer.

[tags][/tags]