Você está aqui: Página Inicial / Notícias do Portal do MPF - Boletim MPF em Destaque / MPF passa a compor Comitê Gestor da Rede Nacional de Laboratórios contra a Lavagem de Dinheiro

MPF passa a compor Comitê Gestor da Rede Nacional de Laboratórios contra a Lavagem de Dinheiro

Rede-Lab é composta por diversos órgãos e busca maior agilidade na desarticulação de organizações criminosas, bem como na recuperação do patrimônio e ativos financeiros para o Estado

O Ministério Público Federal (MPF) passou a integrar o Comitê Gestor da Rede Nacional de Laboratórios contra a Lavagem de Dinheiro (Rede-Lab-LD). A nova composição foi efetivada no X Encontro da Rede-Lab, realizado no dia 29 de setembro.

O Comitê Gestor é um colegiado consultivo, responsável pelo apoio estratégico às tomadas de decisões que visam integrar as atividade dos Laboratórios de Tecnologia contra a lavagem de dinheiro em rede. A próxima reunião do Comitê Gestor está prevista para os dias 22 e 23 de novembro.
 
Rede-Lab - A Rede Nacional de Laboratórios de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (Rede-Lab), do Ministério da Justiça, composta por diversos órgãos, é uma rede de colaboração técnica na qual seus integrantes se auxiliam mutuamente em questões analíticas e tecnológicas, na busca de aperfeiçoamento, otimização, eficiência e eficácia investigatória. A proposta da rede é auxiliar a conferir maior agilidade na desarticulação de organizações criminosas, bem como na recuperação do patrimônio e ativos financeiros para o Estado.
 
Desde julho de 2014, o MPF integra formalmente a Rede Lab, mas, desde 2012, já disponibilizava aos órgãos que possuem o LAB-LD o Sistema de Investigação de Movimentações Bancárias (Simba), gerido pela Secretaria de Pesquisa e Análise do MPF. A ferramenta foi criada pelo MPF para auxiliar nas investigações relacionadas à Ação Penal 470, conhecida como Mensalão, e é desde 2009 cedida a outros órgãos, por meio de termos de cooperação assinados entre o órgão e o MPF.

[tags]*5CCR[/tags]