Você está aqui: Página Inicial / Notícias do Portal do MPF / PGR participa de sessão solene no Congresso Nacional para celebrar Bicentenário da Independência do Brasil

PGR participa de sessão solene no Congresso Nacional para celebrar Bicentenário da Independência do Brasil

Solenidade contou, ainda, com presença de ex-presidentes do Brasil e chefes de nações de língua portuguesa

O procurador-geral da República, Augusto Aras, participou, na manhã desta quinta-feira (8), da sessão solene do Congresso Nacional em comemoração aos 200 anos da proclamação da Independência do Brasil. Além do PGR e dos presidentes do Congresso, senador Rodrigo Pacheco, da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, a solenidade que durou cerca de duas horas contou com a presença dos presidentes de Portugal, Marcelo Rebelo; de Cabo Verde, José Maria Pereira Neves; e de Guiné Bissau, Umaro El Mokhtar Sissoco, além de ex-presidentes do Brasil.

Para Augusto Aras, além de enaltecer importante marco para a história do Brasil enquanto país independente, a solenidade mostrou “a integração cultural, econômica e social dos países lusófonos em três continentes”. Para ele, a presença de autoridades desses países no evento realizado no Congresso Nacional sinaliza o reconhecimento da relevância do Brasil para a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), que reúne nações com afinidades em várias áreas, sobretudo de natureza cultural e econômica, apesar da distância geográfica.

Na abertura do evento, Rodrigo Pacheco relembrou fatos históricos, falou da relação do Brasil com Portugal e do Brasil atual. Para o senador, é fundamental que o país tenha um projeto nacional que possibilite desenvolvimento social e econômico. “Um projeto que conduza um aproveitamento planejado, racional e sustentável das riquezas e dos potenciais do país, e que culmine verdadeira melhoria das condições de vida dos brasileiros. Igualmente, é fundamental que esse projeto siga e aprofunde os princípios republicanos e democráticos, dos quais nós não podemos nos afastar”. Ressaltou a importância dos laços com Portugal, cuja ruptura com a independência brasileira, não afetou parcerias comerciais nem a natureza das relações igualitária, republicana e fraterna dos dois países.

A sessão solene do Congresso Nacional foi realizada no Plenário da Câmara dos Deputados. Antes, os convidados participaram da abertura da exposição 200 Anos de Cidadania: O Povo e o Parlamento, organizada pelo Museu do Senado e pelo Centro Cultural da Câmara dos Deputados. A mostra revisita a Independência do Brasil e retrata a evolução dos direitos civis, políticos, sociais, étnico-raciais e coletivos, até as conquistas legislativas mais recentes. A exposição foi aberta ao público no fim da manhã desta quinta-feira, no Salão Negro do Congresso. Os visitante poderão conhecer a mostra até 1º de dezembro.

*Com informações da Agência Senado