Você está aqui: Página Inicial / Notícias do Portal do MPF / PFDC lamenta morte da procuradora regional da República Gicelma Santos do Nascimento

PFDC lamenta morte da procuradora regional da República Gicelma Santos do Nascimento

Por diversas ocasiões, ela atuou como procuradora regional dos Direitos do Cidadão

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) manifesta pesar pela morte da procuradora regional da República Gicelma Santos do Nascimento, ocorrida nesta quarta-feira (7), e presta solidariedade aos familiares e amigos.

Em seus 42 anos de dedicação ao MPF, Gicelma atuou como procuradora regional dos Direitos do Cidadão, titular ou substituta, em diversas ocasiões, sempre contribuindo com a promoção e a defesa dos direitos humanos. “Gicelma era uma colega muito querida e dedicada. Perdem o Ministério Público Federal e a sociedade brasileira”, lamenta o procurador federal dos Direitos do Cidadão, Carlos Alberto Vilhena.

Procuradora em atividade há mais tempo no MPF em Sergipe, ela tomou posse no cargo em julho de 1980, sendo promovida a procuradora regional da República em 1993. Na longa carreira que construiu na instituição, foi procuradora-chefe por nove anos, entre 1994 e 2003 e também atuou na Procuradoria Regional Eleitoral. Nos últimos anos, atuava na Tutela Coletiva, em processos da área ambiental e direito do consumidor, entre outros.

Em decorrência da sua morte, o MPF em Sergipe decretou luto oficial de três dias e suspendeu o expediente nesta quinta (8).

Biografia - Gicelma Santos do Nascimento era natural de Aracaju, onde nasceu em 9 de outubro de 1950. Graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Sergipe em 1974. Iniciou suas atividades profissionais em 1969 como professora. Foi também escriturária do Banco do Estado de Sergipe (1970/1976) e procuradora do Instituto Nacional de Previdência Social (1976/1980), atuando como subprocuradora regional em Sergipe, antes de ingressar na carreira do MPF.

Com informações da Ascom do MPF em Sergipe.