Interesse Público: acordo reduz danos ambientais causados por mineração em SC
Você vai ver na edição do Interesse Público desta semana que a atuação do Ministério Público Federal (MPF) garantiu a redução dos danos ambientais causados pela mineração de carvão em Santa Catarina. Moradores de locais próximos às minas em Criciúma sofriam com a poluição. Uma ação do MPF possibilitou fiscalização do processo de produção e a redução dos poluentes.
Na Paraíba, um Termo de Cooperação Técnica proposto pelo MPF vai permitir o monitoramento da poluição dos rios Gramame e Abiaí, que estão em risco. Os rios são a principal reserva de abastecimento para mais de 1 milhão de pessoas que moram na região litorânea da Paraíba.
Em Minas Gerais, o Ministério Público Federal conseguiu na Justiça infraestrutura para atender famílias assentadas. A Justiça determinou ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) que garanta condições mínimas para a sobrevivência dos moradores de um assentamento no Triângulo Mineiro.
E o dinheiro recuperado pelo sequestro de bens da Operação Ararath foi revertido para a confecção de uma cartilha educativa do programa "Um por todos e todos por um" da Controladoria Geral da União. A publicação contem lições de ética e cidadania ensinadas pelos personagens do cartunista Maurício de Souza. Os kits pedagógicos serão distribuídos para cerca de 20 mil alunos anualmente em escolas do Mato Grosso pelos próximos 5 anos.
Na reportagem especial dessa semana você vai ver que iniciativas do Ministério Público Federal em Mato Grosso vão beneficiar 100 mil estudantes. Para isso o MPF investiga faculdades que não têm autorização do Ministério da Educação (MEC) para funcionar. Os estudantes também devem fazer sua parte, e ficar atento, tendo a certeza de que a instituição em que vão se matricular é autorizada pelo MEC.