Você está aqui: Página Inicial / Notícias do Portal do MPF / Concurso de estágio do MPF/AL tem reserva de vagas para pessoas com deficiência, negros e minorias étnico-raciais

Concurso de estágio do MPF/AL tem reserva de vagas para pessoas com deficiência, negros e minorias étnico-raciais

Inscrições estão abertas até 19 de setembro para candidatos a estágio dos cursos de Administração e Comunicação Social, em Maceió e Arapiraca

Estão abertas, até 19 de setembro, as inscrições para o processo seletivo do Ministério Público Federal (MPF) em Alagoas com o objetivo de contratar estagiários dos cursos de Administração e Comunicação Social (Jornalismo, Publicidade, Relações Públicas). A seleção destina vagas de cadastro de reserva na sede do órgão, em Maceió, e na Procuradoria da República no Município de Arapiraca (PRM).

Pelo Edital, fica reservado o percentual de 10% das vagas que surgirem durante a validade do processo seletivo às pessoas com deficiência que assim se declarem no ato da inscrição e cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência; 30% para as pessoas que se declararem negras, desde que o número de vagas oferecidas seja igual ou superior a três, podendo concorrer nesse percentual aqueles candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição no concurso público; e 10% aos candidatos que se declararem participantes do sistema de cotas para minorias étnico-raciais.

A jornada semanal de estágio é de 20 horas. Bolsa mensal de R$ 976, mais vale-transporte de R$ 11 por dia estagiado.

O candidato deve estar matriculado em uma das instituições de ensino superior conveniadas com o MPF/AL (conferir anexo 2 do edital) e ter concluído, no momento da contratação, pelo menos o 4º semestre. Outros requisitos também estão descritos no edital.

Inscrições – As inscrições vão do dia 7 até 19 de setembro e devem ser realizadas na página de concursos do MPF e, posteriormente, confirmadas por meio do endereço eletrônico pral-estagio@mpf.mp.br, até o dia 20 de setembro.

As provas terão duração de 3 horas e serão realizadas em dia, hora e local a serem oportunamente divulgados no endereço eletrônico http://www.mpf.mp.br/al/estagio.

De acordo com o edital, as provas ocorrem numa única etapa, no mesmo dia e na modalidade presencial, sendo uma prova objetiva para todos os cursos, de caráter eliminatório e classificatório; e uma prova discursiva apenas para o curso de Comunicação Social, de caráter classificatório.

Na prova objetiva serão cobradas 15 questões de conhecimentos específicos, cinco de língua portuguesa e cinco de informática. Cada questão valerá um ponto, sendo eliminado o candidato que não obtiver pontuação igual ou superior a 40% dos pontos possíveis na prova objetiva. O conteúdo das provas, os critérios de avaliação e outros detalhes do concurso estão descritos no edital, que tem validade de um ano.

Edital e demais informações aqui.