You are here: Home / Notícias do Portal do MPF / MP Eleitoral acompanha processo de auditoria da votação eletrônica no RN

MP Eleitoral acompanha processo de auditoria da votação eletrônica no RN

Audiência pública serviu para apresentar planejamento da comissão e reforçar diretrizes dos trabalhos

O Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral) acompanhará o processo de auditoria da votação eletrônica, junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN). O acompanhamento teve início em agosto e, nesta quinta-feira (8), a procuradora da República Cibele Benevides participou da audiência pública para tratar do tema, realizada no auditório do Centro de Operações da Justiça Eleitoral (Coje).

A procuradora foi designada pelo procurador regional Eleitoral Rodrigo Telles, para acompanhar os trabalhos da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica para as Eleições 2022 do TRE/RN, instituída pela Resolução n.º 81/2022 do tribunal. O grupo é formado por 10 integrantes (incluindo nove servidores de diversos setores do tribunal) e é presidido pela juíza Hadja Rayanne Holanda de Alencar, do TJRN.

A audiência contou com a participação de representantes de partidos e entidades da sociedade civil, bem como diversas autoridades da Justiça Eleitoral. “O Ministério Público, como defensor do regime democrático brasileiro, não poderia deixar de participar de todo esse processo. Vamos acompanhar e fiscalizar, tendo sempre como objetivo a segurança e a transparências das eleições e, por consequência, o fortalecimento de nossa democracia. Para que, ao final, a população tenha plena confiança nas urnas eletrônicas”, destacou Cibele Benevides.

A magistrada Hadja Rayanne descreveu o planejamento dos trabalhos da comissão, explicando os procedimentos de fiscalização e auditoria do sistema eletrônico. Já o secretário de Tecnologia da Informação e Eleições do TRE/RN, Marcos Maia, fez uma apresentação demonstrando a segurança das urnas eletrônicas. O trabalho da comissão deve prosseguir até depois das eleições.